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“Duty of Care”: sua responsabilidade, nossa solução

Você sabia que é uma obrigação legal e moral das empresas garantir a segurança, a saúde e o bem estar de seus colaboradores?

Em um cenário global complexo, pós pandemia, com a regularização do trabalho remoto, “burnouts”, conflitos na Ucrânia, no Oriente Médio e no Equador, o “cuidado” aos colaboradores ocupa posição prioritária nas corporações.

Os riscos estão por toda parte: pandemias, desastres naturais, instabilidade global e mudanças climáticas extremas, o mundo passa por isso, o ser humano vive neste contexto, sem privilégios de regiões geográficas protegidas ou classe social favorecidas. Todos, sem exceção, enfrentam as circunstâncias do mundo BANI (Brittle/Frágil – Anxious/Ansioso – Nonlinear/Não linear – Incomprehensible/Incompreensível).

E é neste universo imprevisível, que as instituições tem a responsabilidade de garantir ambientes de trabalho seguros, identificar riscos e desenvolver planos de contingências, assim como cuidar da saúde mental de seus recursos humanos. Uma força de trabalho diversa, com diferentes perfis e necessidades, em se tratando de problemas de saúde, gênero, idade, experiência e histórias de vida.

Aqui, vamos focar em como garantir a segurança e o bem estar dos colaboradores em Viagens Corporativas.

Pode-se dizer que o trabalho começa bem antes do planejamento de uma viagem. Inicia-se a partir de uma atuação conjunta de vários departamentos da empresa como o RH, Jurídico, Compliance e da Gestão de Viagens, no desenvolvimento de uma política de viagens atualizada, amparada por uma cultura organizacional de apoio ao colaborador, engajada no mapeamento e redução de riscos, respaldada com recursos tecnológicos e estratégicos, que contemplem planos de contingência eficientes e que principalmente sejam de conhecimento do todos na empresa. A comunicação é essencial neste processo.

Tendo a cultura organizacional da companhia estruturada e voltada ao cuidado ao funcionário de forma geral, a gestão de viagens segue o mesmo padrão ao assegurar a seleção de fornecedores e o desenvolvimento de parcerias comerciais em conforme com a cultura da corporação, desde a definição de canais de reservas autorizados até a contratação de seguros e assistência viagem.

Aqui vale um adendo, para ressaltar a diferença entre seguro viagem e assistência viagem, que são serviços distintos e complementares. Enquanto o seguro garante despesas médicas, hospitalares e decorrentes de problemas de saúde; a assistência viagem oferece um serviço paralelo e amplo, apoiando o viajante em todo tipo de inconveniente, desde roubos, desastres naturais, conflitos e até suporte emocional.

O plano do seguro pode ser selecionado de acordo com o destino e propósito de cada viagem. Já a assistência viagem é recomendada a contratação anual, para colaboradores que viajam frequentemente, por proporcionar uma série de serviços complementares, como: mapeamento geográfico de riscos, alertas de incidentes, informações sobre os destinos, e monitoramento do viajante durante o deslocamento.

É importante ressaltar, que a política de viagens é uma referência viva e que deve ser atualizada constantemente, de acordo com a evolução da empresa, dos negócios e do contexto global, para que o colaborador se sinta confiante e engajado na conformidade às suas diretrizes. E que viajar a trabalho seja uma atividade tranquila e segura.

A consultoria TP Corporate em “duty of care” para viagens corporativas, aborda todos os aspectos que impactam o bem estar do viajante e pode apoiar a sua empresa neste tema, que reflete em engajamento, satisfação do colaborador, retenção e atração de talentos.

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