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Políticas de viagens Bleisure: Tudo o que você precisa saber

Equilibrar trabalho e vida pessoal traz benefícios tanto para os colaboradores quanto para as empresas – promove produtividade, engajamento e melhora na saúde física e mental.
O fenômeno das viagens “bleisure” (a combinação de viagens a trabalho com lazer) está em ascensão. E é uma realidade que faz cada vez mais sentido para os viajantes corporativos e suas organizações, que estão apoiando esse modo de viajar também. O bem-estar do colaborador é outro fator importante que contribui significativamente para este hábito.

Uma pesquisa recente da Skift com viajantes de negócios destaca o crescimento do “Bleisure”. Mais de dois terços dos viajantes de negócios planejam combinar viagens de trabalho com viagens de lazer no próximo ano, segundo o relatório. Além disso, 58% dos líderes dizem que incentivam ativamente seus funcionários a fazerem o mesmo pois consideram uma boa maneira de atrair e reter talentos, especialmente para determinadas gerações. O Relatório de Tendências para 2024 da Hilton Worldwide mostra que 24% dos viajantes corporativos globais planejam levar um amigo ou membro da família em uma viagem a trabalho, este ano. Dentro desse número, mais de um terço da Geração Z e dos Millennials têm probabilidade de estender suas viagens para se divertir.

E está claro que aproveitar a necessidade de mobilidade corporativa para acrescentar viagens a lazer, cada vez mais se encaixa no ambiente de trabalho pós-pandemia, onde trabalhar remotamente é uma outra prática, muito utilizada pela Geração Z.

Sendo assim, apresentamos abaixo 9 pontos que devem ser considerados nas políticas de viagens das empresas que já oficializaram o “Bleisure”:

    1. É imprescindível definir objetivamente, quando começa e termina cada parte da viagem: profissional e pessoal. A empresa deve fornecer aos colaboradores uma compreensão clara da política de viagens, antes do planejamento do deslocamento.

    2. Envolver a liderança sênior da organização: RH, Jurídico, Financeiro e Compliance, antes de inserir o “Bleisure” na política de viagens da empresa, a fim de abranger todas as frentes que envolvem este tema.

    3. Verificar sobre as obrigações e responsabilidades da empresa referente às atividades de lazer do colaborador durante a viagem.

    4. Algumas corporações definem as posições elegíveis ao “Bleisure” e divulgam esta decisão na política de viagens.

    5. A política, deve ser bem clara sobre as despesas da viagem. É crucial determinar as regras, sobre o que é coberto pela empresa e o que é custo do colaborador.

    6. Prever também a definição dos procedimentos, para quando a viagem a trabalho for cancelada. Inserir uma cláusula de isenção de responsabilidade por parte da empresa, referente a todas as despesas e atividades pessoais que o colaborador planejar durante o período particular da viagem. O funcionário precisa ter ciência dos riscos que envolvem a conciliação das necessidades profissionais e pessoais.

    7. Considerar a determinação das regras para o Seguro Viagem.

    8. Ponderar as possibilidades e os riscos de danos à reputação corporativa, especialmente se houver situações de deslocamento junto a fornecedores e/ou parceiros estratégicos.

    9. Cada organização tem uma visão sobre o “Bleisure”, sobre o que constitui trabalho e que tipo de atividade é considerada lazer durante uma viagem. Adequar a política de viagens à cultura da empresa, contribuirá para algumas definições de regras e procedimentos. A comunicação transparente é essencial durante todo o processo de atualização das normas e principalmente a divulgação eficiente abrangendo todo o público interno de viajantes da empresa, a fim de que todos tenham ciência de seus direitos e responsabilidades, a fim de se evitar qualquer mal-entendido.

O contexto corporativo deve acompanhar a evolução do comportamento humano, a fim de se manter em desenvolvimento e atualizado. Deste modo, acredita-se que a prática do “Bleisure” é um recurso favorável para o equilíbrio, promovendo o aumento da produtividade e do bem-estar profissional.

Na TP Corporate, estamos comprometidos em contribuir para com nossos clientes, na implementação de políticas de viagens que atendam às necessidades específicas e que possam promover uma cultura de trabalho saudável e eficiente. Entre em contato conosco para saber mais sobre como podemos apoiar sua empresa nessa jornada.

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